segunda-feira, 15 de maio de 2017

À Cidade - Mailson Furtado - "Resenha/Impressões/Indicação"

Iniciar essa leitura, é dizer sim, a um convite de se tornar etéreo.
de ser presente, de ser companheiro, passageiro e viajar tempo e espaço em segundos, em versos rimados.
É aceitar ser testemunha de atos simples, de atos sinceros, de segredos e de historias.
É aceitar ser ouvinte de uma cidade antropomórfica, onde quase podemos sentir tudo o que lhe acontece, por que nós mesmo já estivemos lá, ou estaremos.

Assim que começa, a parte "a", sinto como se a cidade, como entidade como ser, tomasse vida, tomasse forma, e começasse a me contar tudo o que se passa consigo, me sinto um companheiro, escolhido para ser ouvinte de confissões que ela carrega há muito, sinto como se fosse agraciado de ter uma conversa tão profunda sobre assuntos tão simples, sobre tudo e sobre a própria vida.

A parte "B" se incia, e sinto a mudança, o poeta ganha voz, não, ele ganha visão, visões, emoções e percepções. O Poeta passa a ser o guia, quem te conta de tudo o que foi antes de ser, e enquanto se faz.

Terceira parte, parte "y", termina, e já sou integrante da conversa, falo sem pronunciar, concordando com a cabeça em momentos, apreciando as metáforas e sorrindo nas constatações.

Quarta Parte, parte "z", Mailson se mostra, é sua voz que ouço agora, são suas palavras, já me habituei a elas, sei reconhecer padrões de fala, ou julgo saber, É como se a conversa tivesse se tornado em papo despojado, mas cheio de significado, e até intencionado. Reconheço-o, pois julgava já conhecer, mas essas palavras são novas pois são ditas juntas de outras tantas observações, ele se refere agora aos outros, a sua amiga "cidade", ao seu lar "uma cidade" ao seu destino "cidades".

No fim, sou deixado de volta onde fui buscado, estou no presente, mas meu coração e mente viajaram em estupenda companhia.



Eis minha "resenha" do livro a cidade, e por ser uma obra  tão unica para mim, precisei mudar também minha forma habitual de resenhas.



O livro é rico em poesia, emoções são despertas desde o incio. O texto é agradável, o poema bem construído, existem influencias e referencias; e imagino o sorriso que se abre toda vez que reconhecer alguma.

Essa resenha é mais que uma indicação, ela fala diretamente ao meu lado poeta, a obra inspira meu lado poético.
E me sinto agraciado de ser parte dessa "Cidade".


...




O lançamento aqui em Varjota ocorre na próxima sexta(19/05).

Procure o Mailson, converse com o autor, e compre sua edição do livro.
Links:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja critico, sem receio, exerça seu direito como leitor.
Dê sua contribuição, por favor!