sexta-feira, 15 de setembro de 2017

#3 + 1 - Especial: Setembro Amarelo


O 3 + 1, é o post de indicações, onde baseado em um tema, tento indicar vários conteúdos pra você consumir. O tema da vez é a campanha do Setembro Amarelo, que aborda a importância de se falar sobre saúde mental e prevenir o suicídio. Mas não se assusta com o tema ainda não. Vem conferir as dicas que tem séries, musicas, podcast e o extra.



O tema pode parecer pesado, pois a campanha busca falar abertamente sobre depressão e suicídio, e isso é colocado a parte em nossa sociedade, mas é justamente por esse medo de se falar a respeito, é que essa doença e os preconceitos relacionados ao tema crescem, deixando várias pessoas se sentirem sozinhas e completamente isoladas do mundo. Portanto, além de abraçar a ideia de que é importante conhecer o tema da maneira apropriada e assim trabalhar na empatia, trazemos dicas que podem também ajudar você que está passando por um momento difícil e precisa de algo para ajudar a se sentir melhor, algo para se relacionar e para entender o que está passando contigo e que você não está sozinho.

Dica - #1
Série da Netflix: Atypical



Sinopse:
Sam é um adolescente diagnosticado no espectro do autismo, e apesar de enfrentar dificuldades ele leva uma vida aparentemente normal ou funcional, até que "aconselhado" por sua terapeuta ele resolve arrumar uma namorada, e a sua busca por independência faz com que a família toda mude um pouco as maneiras como tudo funciona em casa, além de ser também o estopim para que todos passem a repensar ou descobrir quem eles são e o que querem.

Gênero: Comédia, Drama 
Criadora: Robia Rashid
Duração Média: 30 min (por episodio)
Nota IMDB : 8,4

opinião:
A série não fala diretamente sobre depressão ou suicídio, mas ela tem como base algo que é muito importante de trazer a tona, que é a questão de sabermos enxergar outros aspectos da saúde mental. E passar conhecer e entender melhor outros casos, e como algumas pessoas lutam para sobreviver a sua maneira. Sam,o personagem principal, é considerado alguém no espectro do autismo mas "high functional"(de alto funcionamento), o que significa que apesar das dificuldades, ele consegue ter uma vida que pode ser vista como normal, pois ele vai a escola, tem um trabalho, e consegue se relacionar com algumas pessoas. Esse termo também é usado para quem tem depressão, pois algumas pessoas conseguem realizar diversas atividades, por um período de tempo sem ter nenhum aparente episodio depressivo. O que quero ressaltar aqui é que a série consegue abordar o quão frágil é essa questão de alguém ser visto como "normal", e o quanto as pessoas podem ser insensíveis e preconceituosas com aquilo que elas nem mesmo conhecem. A série não cai no maniqueísmo de apontar vilões e vítimas, ela mostra a vida de todos, e como suas escolhas vão repercutir em suas vidas e nas dos demais. Todos estão em posição de falhar, grupos de apoio podem errar, mesmo a família pode errar, os profissionais podem errar, e todos os outros que são "normais" podem de vez em quando acetar. Mas tudo isso é questão de perspectiva. A série tenta mostrar que as coisas podem ser simplesmente complicadas, e que a forma como você enxerga o outro é o que mais importa. Uma das principais mensagens dá série é sem duvida a propagação do conhecimento, pois quanto mais você souber a respeito de questões ligadas a saúde mental e a condição de outros, e com isso trabalhar em sua empatia, mais você poderá enxergar o mundo de maneira melhor e quem sabe encontrar a tal "normalidade".
ps: as musicas da série são maravilhosas, e você vai certamente maratonar a primeira temporada  de apenas 8 episódios de 30 min. E pode ficar tranquilo, que uma segunda temporada já foi confirmada.


Dica - #2
Albuns/Musicas: Twenty One Pilots


TWENTY ØNE PILØTS é um duo americano originário de Columbus, Ohio. A banda foi formada em 2009 e é composta por Tyler Joseph e Josh Dun. Eles lançaram dois álbuns independentes antes de assinarem com a gravadora Fueled by Ramen, em 2012: Twenty One Pilots(2009) e Regional at Best(2011). No ano seguinte, lançaram o primeiro álbum com esta gravadora, intitulado Vessel. Seu segundo álbum assinado, intitulado Blurryface, foi lançado em 17 de maio de 2015. Tem ganhado bastante notoriedade e reconhecimento nos últimos anos, além de prêmios tais como o Grammy, o maior premio da musica mundial.

Abanda não consegue ser definida por um gênero, uma vez que suas musicas tem um som bem independente mas trazem elementos e influencias de diversos gêneros tais como Rap, Pop, Rock, e mesmo Folk entre outros. Em suas letras eles alcançam o ponto alto, uma vez que em diversas entrevistas falaram sobre a importância de levar uma mensagem e fazerem as pessoas pensarem e refletirem através com o que ouvem nas musicas. Além disso já ressaltaram também sua preocupação em tratar de temas como depressão e suicídio nas letras uma vez que esse é um mal que tem afetado muitas pessoas dessa geração.


Em musicas como Kitchen Sink, temos uma alusão clara a ideia de que primeiro é muito difícil para muitas pessoas se colocarem no lugar do outro, e mesmo entenderem o que eles vem passando e o que pensam. Em seguida é abordado ainda algo que afeta muitas pessoas que é a busca por um propósito, uma razão de ser e existir, e a frustração em não saber ou o medo em falhar acaba desencadeando quadros de ansiedade e depressão.




"..Porque uma pia de cozinha para você, 
não é uma pia de cozinha para mim.
Ok, amigo?
Você está procurando por propósito?
Então escreva alguma coisa, sim, pode ser inútil.
Pinte alguma coisa, pode ser sem palavras.
Maldições inúteis, versos sem sentido,
Você verá o propósito começar a aparecer.
Ninguém mais está lidando com seus demônios,
O que significa que talvez, derrotá-los
pode ser o começo do seu propósito amigo.
[...] "  - Kitchen Sink
Twenty One Pilots 

Essas e outras musicas da banda são como uma mensagem para todos os que estão sofrendo com algo, uma mensagem de que alguém os entende, e já passou pelo o que eles passaram ou ao menos entendem como eles estão se sentindo. A musica em si já carrega um poder grandioso, e com letras como essa, muitas pessoas conseguem encontrar força e apoio para dizer não ao suicídio e continuar dando uma chance a vida.
Essa é inclusive uma mensagem comumente transmitida nos shows da banda, é fácil encontrar no youtube videos em que Tyler o vocalista dialoga com o publico questionando se eles tem passado por algo ruim, e como eles se sentem naquele momento, e se naquele instante eles estão felizes. E com a resposta positiva ele pede que todos se lembrem daquele momento e daquela resposta, para que em outro dia quando as coisas estiverem mais sombrias eles possam se lembrar de como se sentiram, e encontrar esperança e força para continuar vivendo. E que existe apoio e momentos felizes com outras pessoas.





Dica - #3
Podcast  - Mamilos 82 - Suicídio



Podcast é uma mídia que vem crescendo no Brasil e no mundo, já sendo um fenômeno e uma mídia reconhecidamente valiosa nos Estados Unidos há alguns anos. Para aqueles não familiarizados com o mesmo, é fácil de imaginar que o podcast é como um programa de radio gravado e disponibilizado online. Apesar de simplória, essa explicação já dá a base do que você vai encontrar: um arquivo de áudio. Podendo tratar de diversos assuntos, e com diversos formatos, a mídia cativa ouvintes, e é uma fonte praticamente inesgotavel de conteúdo, uma vez que você pode encontrar desde programas totalmente voltados ao humor, até aqueles que focam na divulgação cientifica. (Mas isso é assunto pra outra hora, agora vamos focar no Mamilos)

O Mamilos podcast é como elas mesmo se denominam: Jornalismo de peito aberto.  Apresentado pelas queridas Juliana Wallauer e Cris Bartis, o mamilos tem como "missão" trazer discussões inteligentes sobre temas considerados polêmicos. Sempre trazendo pessoas entendidas nos temas abordados, os episódios tentam explorar o máximo de situações problemas e pontos de vista diferentes. Sejam temas como a situação politica, reforma trabalhista, sistema prisional, empatia, uso das redes socias, autismo e entre outros, é impossível você sair de um episodio ao menos um pouco mais inteirado e disposto a refletir a aprender mais sobre o tema. Como já falado as duas comandantes do podcast conseguem de maneira brilhante trazer luz a temas obscuros de maneira muito inteligente, amigável e responsável.
E isso aconteceu de maneira incrível no episodio 82 onde falaram sobre Suicídio.
"Para conduzir a conversa com muita sensibilidade trouxemos o psiquiatra Fe Duarte e a voluntária do CVV (Centro de Valorização da Vida) Pinheiros, Silvia Conceição. E contamos com participações muito especiais: Elaine Alves, psicóloga, pós doutorando do Instituto de Psicologia da USP, Tiago Zortea, psicólogo e pesquisador na Universidade de Glasgow, Paula Fontenelle, jornalista e autora do livro “Suicídio, futuro interrompido” e Larissa Vasques, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília e voluntária da CVV.
Essa é uma conversa que entendemos que gere resistência, porque ninguém quer ter. Mas que é necessária e foi feita com muito cuidado para representar as vozes dos sobreviventes. E pra ser um farol em tempos escuros, sempre a um clique de quem precisar. " - trecho retirado da apresentação do programa no site: http://www.b9.com.br/67133/mamilos-82-suicidio/








Dica Extra - +1

A dica extra dessa vez é dupla, pois se você chegou até aqui espero que entenda a importância do tema, e da campanha do Setembro Amarelo, muitas pessoas morrem justamente pelo fato de se sentirem sozinhas,  e que sua voz não deve ser ouvida, e que não existe esperança.
Mas saiba que existe ajuda sim. 
Se você está interessado em se informar, e começar a ser diferente e a fazer a diferença, acompanhe todas as dicas citadas, e se informe da campanha no site http://www.setembroamarelo.org.br/
A empatia é o primeiro passo, se importar de verdade, e passar a tentar entender, aprender e enfim oferecer ajuda. A Saúde Mental importa, a empatia importa, e conversar de verdade importa.


E se você está sofrendo, eu sei que por mais difícil que seja admitir, é verdade que mesmo pessoas próximas podem nos machucar e menosprezar o nosso sofrimento, é verdade que os outros parecem não entender o quão difícil é tudo o que vem acontecendo com você e que você não sabe controlar os sentimentos nem os pensamentos, são coisas que simplesmente acontecem, é simplesmente a maneira que as coisas são. E tudo é difícil e angustiante. Tudo está fora do seu controle, e você sabe disso, mas o outros parecem não entender. Palavras como " eu sei" e "vai ficar tudo bem" soam vazias, mas eu desejo verdadeiramente que você entenda que existem pessoas dispostas a te ouvir, a escutar tudo o que vem te atormentando, e a ouvir tudo o que tem pesado em ti, todos os pensamentos ruins e dolorosos, você pode se abrir, você pode desabafar, e isso realmente ajuda.

Link CVV: https://www.cvv.org.br/quero-conversar/ 









Procure o CVV, converse com alguém, escolha a vida, e vamos desfrutar juntos de muito mais coisas boas que podem surgir. 
E como diz a musica:

"...you stay alive,
I'll take you on a ride,
I will make you believe you are lovely"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja critico, sem receio, exerça seu direito como leitor.
Dê sua contribuição, por favor!