terça-feira, 11 de julho de 2017

#dica de livro? - Eleanor e Park de Rainbow Rowell -

E hoje venho falar de minha leitura mais recente: Eleanor e Park de Rainbow Rowell. 
Um belo exemplar de "livro adolescente", infanto juvenil, YA(YoungAdult), Romance Adolescente?...
Bom, tem um bom numero de rótulos que você pode dar a essa "historia", mas não esqueça que no fim é isso que ela é, uma historia. E se estiver a fim de conhece-la, pode acabar achando ela  uma das boas. Sei que comecei de maneira estranha, já que ainda não disse do que o livro fala em si, mas na verdade, eu já te entreguei mais do que você imagina.


Eleanor & Park conta a historia de dois adolescentes, com vidas bem diferentes, mas que dividem, entre outras coisas, o peso de serem rotulados segundo suas aparências. 
Eleanor é uma garota que acabou de se "mudar" e de entrar numa escola nova, ela é ruiva, é gordinha, se veste de maneira pouco usual, e no ponto onde a conhecemos, ela já se tornou alguém que sabe o quão cruel o mundo pode ser, então ela já armou suas defesas contra tudo o que pode surgir. De certa maneira, ela só está focada em "vencer o dia", em superar o bullying dos novos colegas, que começa assim que ela pisa no ônibus que leva até a escola. Ela só quer conseguir chegar ao próximo dia e repetir tudo de novo, e seguindo assim com sorte as coisas vão se acertar um dia. (Acredite, tem muita coisa que precisa ser acertada na vida dela.)
Park, é um garoto comum, magro, mas com porte quase atlético, se veste com roupas de bandas, e usualmente pretas, é Asiático (na verdade ele é americano, um "mestiço": Pai americano + Mãe Coreana... quando lerem vão ver porque isso é relevante.). Ele é mais calado, tem alguns amigos, mas não interage muito com eles, é o tipico garoto meio nerd, inteligente, que adora musica, HQs, e só pratica esporte(luta nesse caso), por conta do pai. Prefere ficar calado, e distante dos outros colegas, pois sabe que eles só não o tratam mal porque o conhecem desde sempre, já que todos moram relativamente perto uns dos outros.

Os dois se conhecem no ônibus, Eleanor é provocada logo de inicio, e Park tem receio de que se falar qualquer coisa ou ir contra os provocadores, ele vai se tornar o alvo também. (Adolescentes são um saco, conseguem ser tão ruins quanto crianças maldosas...rs). Mas eles acabam sentados juntos.
Contrariando as expectativas (na verdade todo mundo que começou a ler sabia que ia acontecer maas..) eles acabam se tornando amigos, depois que descobrem compartilhar o gosto por quadrinhos, musica e mesmo livros, além claro de detestarem todos os outros colegas que conseguem ser tão idiotas as vezes.

Você já sabe que é um romance, então esses dois vão acabar evoluindo essa relação, isso não é segredo, mas a forma como tudo se desenrola e o laço que criam um com o outro é algo que vale a pena ser lido. No meio de muitas musicas de Rock clássico, boas discussões sobre os X-Men, e uma relação apaixonante, o leitor é levado a ver o mundo pelos olhos desses jovens com vidas que não podiam ser mais diferentes, mesmo morando tão próximos. Somos apresentados a problemas que já aconteceram antes, e continuam a acontecer hoje em dia, mesmo que fechemos os olhos para eles. A autora apresenta de maneira inteligente esses problemas, uma vez que eles não são usados só como recursos dramáticos, os dramas dos personagens são apresentados e explorados aos poucos, humanizando e tornando bastante verossímil, uma história que já é tão palpável.

Talvez eu  já devesse ter dito que a historia se passa na década de 80, e por conta disso a relação deles é a mais "pessoal" possível  (não existe a tecnologia que estamos habituados, sem perfil em rede social, troca de mensagens ou etc.). O ponto alto dos dias deles é quando podem se ver no ônibus, lerem, ouvirem musica e conversarem no caminho de ida e volta da escola. ( Só quem já teve algo do tipo sabe como é sentir que você pode passar por qualquer coisa durante o dia, contanto que tenha aqueles minutos, com aquela pessoa, pra tudo ficar bem...)
Como já disse antes esse é um romance, um romance de adolescentes no ensino médio (americano da década de 80). O contraste da vida dos dois é o que mais faz com que essa relação ganhe cores, Park é um garoto de classe média, com pequenos problemas pra se encaixar socialmente, e um tanto perdido sobre quem é. Seus sentimentos e pensamentos, são o que mais pesam em sua vida. 
Eleanor, é pobre, ela acabou de voltar pra casa que a mãe e seus irmãos menores moram junto com seu padrasto, que é uma pessoa "ruim" e bem problemática. Além de lidar com toda a pressão da escola nova e dos alunos que são cruéis com ela, sua vida em casa parece estar por um fio, e sua mãe lida como pode para manter o minimo que ela conseguiu se agarrar. Eleanor tem uma vida difícil demais, preocupações mais "práticas" o que a faz ser mais contida e se esforçar pra ser fria em relação aos seus sentimentos.
Os dois acabam criando juntos uma relação de "refúgio" mútuo. Eleanor encontra um pedaço de sua vida que pode realmente apreciar, ela encontra alguém que a fez se sentir bem consigo mesma. Park encontra alguém com quem ele realmente quer estar e a quem realmente deseja, mais que tudo, fazer bem, e compartilhar as coisas boas que os dois apreciam. É uma relação relativamente pura, real e intensa... como um bom romance deve ser.

O Livro é dividido no ponto de vista dos dois protagonistas, narrado em terceira pessoa, mas nos dando a visão real do que se passa em suas mentes, suas vidas, seus sentimentos e impressões sobre tudo. Possui diálogos maravilhosos, nos sentimos íntimos dos personagens, que tem conversas que são invejáveis.
Com uma linguagem fácil de se acompanhar, é fácil se perder na leitura, ansiando pelo o que vai acontecer em seguida, ou onde tudo vai levar. 
A autora ainda abusa de referencias a musicas e HQs, despertando aquele desejo que ir conferir a playlist do livro, e conhecer as bandas e musicas citadas.

Por fim, apesar de ter, em certo nível, gostado do final do livro, ele ainda possui elementos que podem desagradar a muitos que procuram uma leitura mais "convencional". De onde vejo, o ponto alto do livro não é o fim da historia, mas sim, ali pelo meio. O começo é um tanto arrastado, talvez lento e previsível, pois já sabemos o que esperar. Mas ali na "metade" do livro quando vemos o relacionamento sendo construído, sendo desenvolvido, passando por dificuldades... é ali que nós leitores somos levados a nos apaixonar também por aqueles dois jovens que tem muitos problemas, e possíveis "soluções difíceis" demais pra serem tomadas. Queremos abraçar Eleanor, queremos aconselhar Park, queremos que eles consigam superar tudo.
No fim nos identificamos com eles, afinal eles estão perdidos, eles são jovens e são inexperientes (como todos nós já fomos e ainda somos.) Eles erram e sofrem, tem medo e tomam decisões difíceis, fogem e agem por impulso, se impõem em momentos mais difíceis ainda. Eles passam por muita coisa, e esperamos que eles consigam superar, porque é o que queremos para nós mesmos.

Eleanor & Park é um livro que traz consigo o prazer da jornada. "Viver" aquilo foi prazeroso, os diferentes sentimentos que passamos durante a leitura, bem como todos os apontamentos sobre o que é errado, todas as dúvidas que podem surgir ao se pegar imaginando o que faria no lugar daqueles dois... Tudo isso é muito válido. O que justifica tantas boas criticas que o livro já recebeu.

Tradução: Ela Nunca "parecia" bem. Ela se parecia com arte, e arte não tem que parecer bonita, ela tem que fazer você sentir alguma coisa.
Essa não foi uma indicação comum, ela acabou sendo mais uma apresentação, que espero que tenha funcionado. Quando for ler o livro, não se apegue tanto ao inicio ou ao fim, aproveite a jornada, aproveite o tempo, as musicas, os livros as HQ's.
Leia, reflita um pouco sobre tudo, e volta pra conversarmos sobre esse tudo.
Te espero.


#Alquimista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja critico, sem receio, exerça seu direito como leitor.
Dê sua contribuição, por favor!