domingo, 20 de agosto de 2017

DEFENSORES - Opinião

No ultimo dia 18 (agosto de 2017), a Netflix disponibilizou todos os episódios de Defensores,  a série que uniu os quatro heróis do universo de séries Marvel/Netflix. 
Os heróis urbanos: Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro unem forças para combater uma organização poderosa que ameaça Nova York, a cidade que eles prometeram defender.
Cada heróis teve sua temporada própria antes desse "evento" que os uniu em Defensores. 



Demolidor, Matt Murdock, o homem sem medo. Vendo seus esforços como advogado não serem suficientes para ajudar os outros, Matt Murdock decide ir usar suas habilidades para lutar contra criminosos. Ele jura proteger Hells Kitchen, mesmo arriscando seus relacionamentos e sua vida. E em duas temporadas ele lutou contra o Rei do Crime, O tentáculo e o anti-herói mais reverenciado dos quadrinhos, o Justiceiro (Punisher).



Jessica Jones, a investigadora particular. A série estreou em 2015, e retratou a sua luta da personagem para superar uma série de traumas que a transformaram em quem ela é. Mesmo com seus poderes ela se recusa a se envolver com o combate ao crime, e se afasta o máximo possível de confusões. Ela ainda luta pra seguir em frente depois de uma experiencia traumática nas mãos de Killgrave. Em sua série Jessica Jones teve ainda um relacionamento com Luke Cage o próximo a ganhar sua própria série.

Luke Cage, após os eventos de Jessica jones, volta ao harlem, tentando se manter longe de qualquer holofote, fazendo o necessário para viver uma vida simples. Mas a vizinhança com que se depara e toda a violência do crime organizado o força a tomar uma atitude e usar seus poderes para trazer alguma paz e justiça, mesmo que seja com as próprias mãos.
Punho De Ferro, é a série mais recente. E conta a trajetória de Danny Rand, um garoto rico que após sobreviver a um acidente aéreo que matou seus pais, vai parar na cidade mistica de K'un-Lun. Onde adotado por monges, passa a ser treinado para se tornar o lendário Punho de Ferro, a arma viva. Acompanhamos o retorno de Danny Rand a Nova York para reaver seu nome, lutar contra fantasmas do passado e descobrir quem ele realmente é.





Demolidor foi a primeira série dessa parceria Marvel - Netflix, e agradou aos fãs, a série ditou um clima que reverberou em todas as outras, um ambiente urbano cheio de crimes e violência, onde apenas mais violência parece ser a solução. O personagem principal não é um Super Herói, seu aspecto humano está evidenciado, suas falhas são visíveis e as consequências delas são percebidas ao longo de toda a temporada. Jessica Jones trouxe para a discussão a representatividade feminina nesse universo de heróis, através de uma mulher forte que luta para superar grandes traumas. Luke Cage enriqueceu a discussão ao trazer um contexto de luta racial, preconceito e visões sobre o crime, corrupção e racismo.

Neste esperada série que une os quatro heróis de Nova York, começamos logo após o fim da temporada de Punho de Ferro, que luta para combater a organização criminosa "Tentáculo (the hand)"que parece ter uma nova arma em mãos. Logo somos apresentados a cada um dos personagens, e como eles estão considerando o fim de cada uma de suas temporadas. A série aposta numa identidade visual que é bem evidenciada quando cada um dos protagonista está em "seu universo". Enquanto acompanhamos Matt Murdock, o demolidor, o vermelho surge em cena, através do filtro, ou de elementos de cena, como a mesa de bilhar do bar, ou a luz que entra pelos vitrais da igreja refletido o vermelho. Com Jessica Jones o "roxo" é sua cor, e em suas cenas tons mais azulados e próximos  dominam o ambiente. Luke Cage carrega o amarelo em sua paleta de cores. E Punho de Ferro tem verde e variações.
Na primeira metade da temporada, de 08 episódios, a série se sai muito bem situando cada um dos personagens, e em que pé eles estão, assim como desenvolve a ameaça que eles enfrentarão. Os episódios são dinâmicos e divertidos e acompanhamos o Tentáculo se tornar o vilão comum dos heróis o que os leva a finalmente se encontrarem e começarem a formar essa aliança.
Ter apenas 8 episódios foi um acerto a Defensores, pois nenhum herói conseguiu fugir, em sua série solo, de criticas quanto ao ritmo, e como em diversos episódios "nada" acontecia. Em Defensores todos os elementos de uma boa série de heróis está presente, e as várias homenagens e referencias aos quadrinhos botam uma sorriso no rosto dos fãs dos personagens.



Pontos positivos:
1 - A série consegue traçar uma linha do tempo que faz sentido. Os personagens lutam na mesma cidade, e apesar de referencias rápidas nas outras séries, sempre ouve um receio quanto a como ajustar todos esses eventos ao Universo LiveAction da Marvel. A série consegue aproveitar um vilão que faz sentido a praticamente todos os personagens, e tudo parece se encaixar mesmo com os climas tão diversos.
2 - Os personagens Melhoram. Em suas séries solos os heróis sofreram criticas severas, quanto a empatia. Muitos criticaram Jessica Jones e seu temperamento incomodo e o ritmo de episódios arrastado. O mesmo com o Punho de Ferro. Mas em Defensores, a dinâmica dos heróis ressaltou o melhor da personalidade de cada um. E o premio de redenção vai pra Jessica Jones que  provou funcionar muito melhor quando tem alguém para contrastar sua personalidade.
3 - Cenas de luta. Apesar de não haver muitas cenas que saltem aos olhos, e sejam sempre relembradas como a do justiceiro em Demolidor. Defensores, segura muito bem a barra, e entrega cenas bem montadas, e que se estendem por toda a temporada. 
Depois das duras criticas a Punho de Ferro, Defensores entrega sim uma boa série de super heróis.

Pontos Negativos:
1 - Os universos contrastantes são evidenciados. Apesar de se passarem na mesma cidade, os "universos" em que estão envolvidos os protagonistas, são completamente diferentes. O que é evidenciado pelos diálogos de Luke Cage e Punho de Ferro. Mas as interações entre os heróis não é afetada por isso, pois elas acabam sendo enriquecidas e os personagens  principais ganham pontos de carisma. O que não acontece com seus "coadjuvantes", na segunda metade da temporada temos todos os personagens secundários "contrastando" seus protagonistas, o que deveria trazer tons de humanidade, senso de perda e responsabilidade aos heróis, o que não aconteceu, e fez apenas com que os coadjuvantes se mostrassem chatos, irritantes e incoerentes.
2 - Vilões mal aproveitados/desenvolvidos/solucionados. Esse problema se espalha por quase todo o universo Marvel. Dificilmente temos vilões bem construídos, ou que sejam um contraponto real ao ideal do herói. Em defensores temos o Tentáculo sendo apresentado,  a maior organização criminosa, que povoa esse universo. Seus lideres são 5 poderosos seres, aparentemente imortais. E o maior problema parece ser esse numero, pois alguns personagens são muito pobremente desenvolvidos. E por vezes suas linhas de diálogos parecem estranhas, e suas ações contraditórias.
3 - Direção de atores e roteiro. - por diversas vezes na série, uma cena parecia entregar um tom, e os personagens estavam em outro. O que leva a momentos ruins como a detetive Misty e a Colleen soarem contraditórias. Fazendo parecer que o personagem foi mal resolvido. Problema esse que se tornou o maior vilão da série, pois vários personagens pareciam agir de maneira contraria a suas ideias, e por vezes isso serviu apenas para que o roteiro e a trama pudessem caminhar. 

Nota Final:
3 de 5
Como já dito, a série tem sim bons pontos positivos, e entrega uma boa série de heróis. Não tem como ignorar que mesmo as temporadas solos tiveram problemas. Sejam eles o tom de Demolidor, a lentidão de Jessica Jones ou a total enrolação e confusão de Punho de Ferro. Os problemas estão ai, e como expectador, espero que eles possam ser solucionados, ou ao menos que sejam minimizados para poderem ser ignorados quando olharmos o conjunto da obra.
Defensores entregou um bom entretenimento, e ajudou a solidificar esse universo de séries Marvel. E o melhor, prometeu um futuro interessante para esses heróis. 

A expectativas não ficam muito altas, mas ao menos já são positivas.


Por - Bruno Trajano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja critico, sem receio, exerça seu direito como leitor.
Dê sua contribuição, por favor!