sábado, 31 de dezembro de 2016

Os Melhores do Ano "Musica": Dicas de tudo o que me fez bem!

Nesse clima de fim de ano, e todo o lance da Retrospectiva, acho que cabe aqui eu fazer minhas listinhas de melhores do ano. Mas ai me surge um problema, muito do que eu consumi, não veio necessariamente desse ano, afinal já confessei antes que to muito atrasado na minha lista de leituras, e ainda mais as séries...olha, dificil ein. Mesmo assim, farei um pequeno esforço pra listar tudo aquilo que me fez bem esse ano. Tudo aquilo que foi muito bom de consumir. E claro espero que se você não conhecer dê uma chance para as dicas, e se já for familiarizado, vamos conversar sobre.
Vou dividir essas listas por categorias como musica, séries, filmes, livros e quadrinhos, 
E pra começar, vamos com Musica:
Aqui vou indicar Albums que ouvi, e to ouvindo até agora.
(Clicando no nome do album você abre o link para o cd completo no spotify)

 Esse é o album de estéria da Aurora, cantora e compositora Norueguesa. Ela traz em suas musicas elementos orquestrais, letras poderosas, um pouco de pop, e aquela cara de trabalho "indie/alternativo".
Caramba, como eu adoro as musicas desse disco. As letras tem tons introspectivos, mas ainda assim conseguem soar bem pop e pra cima em algumas faixas. É impossível assistir um vídeo dela se apresentando e não sentir a energia e a verdade que ela imprime ao cantar. 
Olha só o que ela falou sobre o álbum : 
"Muitas das músicas não são sempre de minhas experiências, mas são sobre aceitar... as coisas obscuras sobre si mesmo. Você simplesmente tem que aceitar que seus demônios são uma parte de você. Você tem que aceitá-los como seus amigos. Você briga com seus amigos. Você fica chateado, você ainda ama eles, você faz eles chorarem e eles fazem você chorar também."


As musicas da Aurora tem aparecido mais e mais, em obras atuais: trailers, filmes e séries. O ano tem sido ótimo para a cantora, em relação a todo o reconhecimento que tem recebido, e por ser uma estreia tão promissora. Nem preciso falar muito sobre os videoclipes, sério, faça um favor a si mesmo, e assista a todos.


Enfim, só resta dizer que adoro demais essa moça, e já aguardo por mais trabalhos dela.
ps: Tem muito mais que eu gostaria de falar sobre a Aurora, por isso prometo, em outra oportunidade, fazer um especial só sobre ela e as musicas que mais gosto e etc. indicando melhor. 

(O disco é de 2015, mas conta mesmo assim, afinal alguns videoclipes saíram esse ano, e são muito bons.)
O Melhor da Melanie, é que ela constrói um álbum que tem um conceito muito único. Ela possui um visual meio "gotic lolita". E traz pro cd o visual e tons infantis, sons de brinquedos antigos, mas com uma temática mais suja ou sombria, que fala de problemas cotidianos, famílias disfuncionais, relações abusivas, a busca pelo "corpo perfeito" vendido pela mídia, entre outros assuntos. E o genial é que isso tudo é contado usando esse visual "infantil" como metáfora,( outras vezes de forma direta mesmo). 
O som da Melanie ainda é pop e com batidas eletrônicas muito gostosas de se ouvir; mas ela não deixa de mostrar suas influencias do mundo indie, alternativo e do folk. De um modo geral o que mais atrai na Melanie é que ela tem seu estilo, e o explora ao máximo, trazendo uma verdade muito positiva para o seu trabalho.
#3 - Blurryface - Twenty One Pilots
Mais um trabalho de 2015 que estourou esse ano. Indicar eles fica chato quando todo mundo já aceita que eles são muito bons. O "Duo" americano, foi indicado ao grammy, tem trilha sonora em filme Blockbuster, foram nomeados a "banda" de rock do ano, ou seja, estão no topo atualmente. 
Mas a verdade é que eu ouvi todos os álbuns deles esse ano e tenho musicas favoritas em todos. Um grande diferencial da dupla é o quão ecléticos eles conseguem ser, eles tem uma pegada rock, passam pelo rap, em algumas musicas fazem um folk muito bacana; enfim, é dificil não apreciar a qualidade musical deles. E se falarmos das letras então... 
Enfim mais um pra você ouvir, e seguir ouvindo, mostrar pros amiguinhos, e ser feliz.
(Ok, mais um de 2015, mas você já entendeu que essa lista é sobre o que mais ouvi esse ano. Prometo que na de livros, vai ter mais lançamentos de 2016)

É dificil falar de OMAM (Of Monsters and Men), porque eles tem um som que eu simplesmente gosto, adoro, amo, ouço direto... 
Eles são uma banda de Folk Rock Islandesa...
E tem um som muito bom, abusando do violão e batidas leves, mas muito bem cadenciadas que fazem com que a voz se sobressaia sobre tudo...
E que vozes viu! 
Nas versões ao vivo então...
Enfim, vai por mim, Não vou me alongar nesse texto, você realmente precisa ouvir.

ps: Sobre essa banda, com certeza vai ter texto especial, com musicas favoritas, versões acusticas e tudo o que tem direito.










Esse está aqui pela qualidade que faz com que seja impossível passar despercebido. Ao ouvir rapidamente, você é levado a outros tempos do Brasil, é remetido a artistas como Ney Matogrosso, e é inundado por uma "energia regionalista". 
É difícil falar de Johnny Hooker, sem dizer que ele representa algo importante para a musica brasileira,  o seu trabalho foge de gêneros e ritmos(clichês) que hoje dominam o mercado; mas ainda assim ele é muito apreciado por publico e critica. E sua obra é genuinamente brasileira.
Com letras muitas vezes "sujas", e cheias de amores não correspondidos ele merece estar nessa lista, por que você precisa conhecer e ficar de olho.





________________________________________________________________
Bem, existem muitos outros artistas e musicas que gostaria de indicar. E por isso to preparando uma playlist no spotify só pra isso. E tambem uma no youtube. 
Se não conhecia esses artistas, dê uma chance, descubra sua musica favorita e vamos conversar mais e trocar indicações.

ps: Pra menções honrosas fica ai uma lista muita rápida de musicas que você pode gostar:

https://play.spotify.com/user/22hhi6azbhhih2wfyio7ckimi/playlist/0PbVDqoKQXWupkbWz4TlLJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja critico, sem receio, exerça seu direito como leitor.
Dê sua contribuição, por favor!